terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Biografia de MILTON RANGEL.

        MILTON RANGEL (JERÔNIMO).biografia.


   Milton Rangel nasceu em Maria da Fé , povoado de Minas Guerais . Foi locutor da Rádio Nacional , e depois Floreano Faissal diretor de Rádio Teatro o elegeu rádio ator em virtude do seu talento para a dramartuguia . Também foi dublador da Cine Castro , Herbert Richard etc. durante os anos 60 e 70 . 
    Enquanto lavava o seu carro na garagem de sua residencia teve morte súbita se supõe ter tido um atáque cardíaco . Milton era uma pessoa muito emotiva com alma de poeta tendo sido novelista da Rádio Nacional , participou do progama do saldoso Omar Cardoso fazendo locução junto com Cauê Filho (o moleque Saci) e Dulse Martins (que era Aninha noiva de Jerônimo) sua morte se deu nos anos setenta .Era bem casado e pai de 3 filhos . Seu lazer era sempre passear com a esposa sua grande paixão , eos 3 filhos . 
   Foi tabmém parceiro do famoso astrólogo Omar Cardoso na Nacional inserindo junto com Cauê Filho seus préstimos de locutor do progama do Nacional ''Ciranda da Vida ! E Danção os Fatos da Vida'' _ Milton foi o centurião do drama ''Vida de Cristo da Nacional'' e marcou sua atuação um diálogo com Sain Clair Lopes (Pilatos) ao dizer , quando Pilatos injuriava os judeus ''Nem de longe pense nisto Pilatos! Os que pedem a morte do Rabi não são  judeus comuns .

                       COMO SURGIU O SERIADO : JERÔNIMO O HERÓI DO SERTÃO .

 Novela de aventura heróica inesquecível , transmitida pela rádio Nacional do Rio de Janeiro para todo o Brasil , estreou em 9 de março de 1953 . Pela sua tamanha popularidade aocançou 3272 capítulos indo ao ar até o final dos anos 70 até hoje as gerações da época de 50 , 60 e 70 não esquecem do maior herói Brasileiro de todos os tempos . Ficou na lembrança aquela rajada de música extraída por Lorival Faissal do filme : ''A Malvada'' com Bete Daves com sonopratia de tropéu de cavalos . O cavalo de Jerônimo era Príncipe e o de Saci era Goiabada , depois da rajadas de música cinematográfica na criatividade inpecavel do sonoplasta Lorival Faisal garinpador de músicas de filmes e clássicas que enriqueciam com sua criatividade as novelas da Nacional em seguida vinha Atoada do Jerônimo composição de Getúlio Macedo que compós a música minha mãezinha querida em parceria com Lorival Faisal . 

Canção De Jerônimo

Quem passar pelo sertão
Vai ouvir alguém falar
No herói desta canção
Que eu venho aqui cantar
Se é pro bem, vai encontrar
Um Jerônimo protetor
Se é pro mal, vai enfrentar
O Jerônimo lutador.
Filho de Maria-Homem nasceu
Serro Bravo foi seu berço natal
Entre tiros e tocaias cresceu
Hoje luta pelo bem, contra o mal
Galopando está em todo lugar
Pelos pobres a lutar sem temer
Com Moleque Saci pra ajudar
Ele faz qualquer valente tremer.

  Na época da ditadura suspeita de herói com mensagem sbuvestiva quando retornou em um serto sereado a uma sena de Jerônimo quase caindo de uma pirambeira pedindo ajuda a Muleque Saci para não morrer . O capítulo fica no suspense para o dia seguinte , mas por fatalidade da vida no dia seguinte o ator de Jerônimo Milton Rangel morre em sua residencia deichando esposa e 3 filhos .
   Neste dia todo o elenco da novela se reuniu no estúdio da rádio para homenagear Milton Rangel lamentando seu falecimento com umlindo discurso feito pelo talentoso ator Domício Costa que veio a substituí-lo no seriado com omesmo brilho .
   Estas são histórias que o Brasil não pode esquecer e deve ser mantida para as futuras gerações e virará tema de banco escolar.




Sóa nostaugia nos consola diante de um futuro insertodo aumento do que é contra lei e falta de amor J.Marques Históry até o próximo encontro da semana que vem.
Não deixe de postar o comentário.

                       

4 comentários:

  1. Meu reconhecimento e gratidão a "J. Marques History", por relembrar um tempo inesquecível, que jamais será reeditado. Todos, hoje, somos honoráveis senhores e senhoras que aplaudiram e vibraram com as aventuras, peripécias e sagas de JERÔNIMO, ANINHA e MOLEQUE SACI. Quem não leu as histórias em quadrinhos do herói? Quem não sentiu o inefável prazer de adquirir todos os meses nas bancas, o exemplar de JERÔNIMO, O HERÓI DO SERTÃO? A sensação de rever capas das publicações faz emergir uma saudade "matadeira"... dolente! (Carlyle - escritor - Barra Velha - SC).

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida alguma na minha infância e pré-adolescencia foi o Herói No 1. Na verdade eu amava esse personagem fictício e meu desejo naquela época, de conhecer pessoalmente esse ator MILTON RANGEL era enorme; foi a voz mais marcante, e mais bonita que já ouvi no rádio. Para mim na época, ator e personagem se tornavam uma so pessoa, e eu OS AMAVA.

    ResponderExcluir